



Além do Olhar
Uma experiência tátil sobre o pensamento imagético
Sentir antes de enxergar, ver através do toque. Perceber a vibração antes da forma. Esta é uma exposição de presenças. Inspirada na arte geométrica de Hércules Barsotti, a mostra convida todas as pessoas a adentrar um espaço onde, de olhos vendados, se abrem os sentidos da alma. A essência está nas imagens de 12 composições — sonhos, formas e ritmos do artista — transfiguradas, para a mostra, em objetos táteis e peças móveis.
Não enxergar, mas sentir, é o despertar de outros sentidos: tocar, reconhecer, refazer e reconstruir. Como em um desenho às cegas, carregado das memórias do espectador, que neste instante se funde à práxis de Hércules, revelando o que se “vê” por meio das pontas dos dedos. O invisível se revela.
Entre tentativas e descobertas, surge uma nova obra, nascida do tato, compondo-se em múltiplas possibilidades. Há um duplo gesto: reconstruir aquilo que já se apresenta e permitir-se criar outra obra, com liberdade e sensibilidade.
Barsotti trabalhou a redução para alcançar o essencial. Nesta exposição, vamos ao cerne com o toque — formas que respiram silêncio, espera e presença. Com sentidos expandidos, percebemos um mundo sem ver, transformando o limite em potência. Também é um convite para quem enxerga: sinta… veja além de seu próprio olhar.
Claudia Lopes
Organizadora da exposição